O processo de dádiva demora em média 30 minutos e pode ser realizado segundas, terças e quintas entre as 09:00 e as 15:00. Às quartas e sextas-feiras, poderá fazer a sua dádiva até às 19:00.
Dar sangue é um ato seguro e simples, durante a dádiva não existe nenhuma possibilidade de contrair qualquer doença. Para se ser dador de sangue basta ter entre 18 a 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e hábitos de vida saudáveis.
Antes de efetuar a sua dádiva, um médico vai realizar uma entrevista confidencial, para avaliar as suas condições de saúde e descartar qualquer aspeto que o impeça de doar. O principal objetivo é preservar a saúde do dador e garantir uma transfusão segura para os doentes.
Na entrevista será realizado: um questionário médico, medição do pulso e tensão arterial, recolha de uma pequena gota de sangue (teste da hemoglobina) para exclusão de uma possível anemia.
Se não houver nenhuma contra-indicação será aprovado como dador, caso contrário, poderá ser suspenso temporária ou definitivamente.
Em pouco mais de 10 minutos a sua dádiva terá finalizado. O volume de sangue extraído (450 ml) é recuperado duas horas após a colheita. No fim da colheita, deverá fazer uma refeição ligeira.
Poucos dias depois de ter realizado a sua dádiva, irá receber de forma confidencial, os resultados das análises efetuadas. Será informado e orientado clinicamente caso algum teste estiver alterado e/ou for positivo.
Lembre-se que a sua participação é voluntária, poderá decidir não dar sangue em qualquer altura do processo .
Antes da dádiva, o dador deve ter em contas as seguintes recomendações: tomar o pequeno-almoço, fazer uma ingestão de água e aguardar duas após o almoço.
O sangue não é administrado aos doentes tal e como se colhe. Para ser administrado, é submetido a um processo de separação, obtendo os seguintes componentes:
Em todas as unidades de sangue colhidas são realizadas uma série de provas analíticas (para proteger os doentes):
Ir para o topo ▲